Sexta, 22 Novembro 2019 20:03

Após revitalização, Escola Fernando Grangeiro é entregue para comunidade Destaque

Escrito por MÁGIDA AZULAY KHATAB

A Escola Estadual Fernando Grangeiro está de cara nova. Localizada no bairro Caranã, em Boa Vista, a unidade de ensino passou recentemente por uma revitalização e foi entregue para a comunidade escolar nesta quinta-feira, 21. Na revitalização, foram realizados reparos na parte elétrica (troca de tomadas, lâmpadas, disjuntores, retirada de ventiladores) e hidráulica (troca torneiras, caixas de descarga, válvulas e acentos sanitários).

Também houve pintura das paredes e portas das salas de aula, troca de fechaduras, pintura interna e externa do muro da escola, limpeza externa, podação das plantas, solda e pintura de grades, além da reposição de carteiras escolares e instalação de quadros brancos.

Nesta sexta-feira, 22, a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, visitou a unidade de ensino. O promotor Paulo André de Campos Trindade, titular da Prodie (Promotoria da Pessoa com Deficiência, Idoso e Direito à Educação), também acompanhou a visita nas dependências da escola.

A secretária Leila conversou com os estudantes nas salas de aula e alertou quanto à importância de manter o ambiente escolar limpo e preservado e de cuidar da escola. "É importante que vocês, estudantes, reconheçam a importância de cuidar da escola, de zelar pelo patrimônio público. Ou seja, não devem rabiscar as paredes, carteiras ou jogar lixo no chão. Precisam manter as salas organizadas e o ambiente da escola limpo", disse a secretária em sua fala para os estudantes.

A professora de Língua Portuguesa, Gisele Patrícia Sarmento, disse que ficou muito feliz com a mudança no ambiente escolar e que agora tem mais ânimo para trabalhar. “A poluição visual que nós tínhamos antes com as paredes pichadas perturbava a nossa aula, causava tristeza profunda. Agora, as paredes estão todas limpas, pintadas. Trabalhar em um ambiente limpo e bem cuidado nos dá mais força e ânimo. Só tenho a agradecer”, disse a docente.

A Escola Estadual Fernando Grangeiro atende a 525 alunos no Ensino Fundamental (6° ano 9° ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente, o prédio da unidade de ensino também abriga 125 estudantes Ensino Fundamental (7° ao 9 ° ano) da Escola Estadual Caranã, que está interditada para fins de reforma.

Ao ser indagada sobre a revitalização,  Sabrina Morais de Sousa, aluna do 8° ano do Ensino Fundamental, disse que ficou surpresa ao chegar na escola após a revitalização e que reconhece a importância de zelar pelo ambiente escolar. “Parecia até que eu estava em outra escola. Eu gostei muito da mudança. A maioria dos alunos não tem zelo pela escola, por um ambiente que é nosso. Mas eu acho muito importante a gente ter zelo, porque convivemos nesse ambiente todos os dias”, disse a aluna.

A revitalização da instituição de ensino foi realizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do Delog (Departamento de Logística) e DIEF (Divisão de Estrutura Física).