Segunda, 12 Agosto 2019 22:48

EDUCAÇÃO | Governo discute melhoria para escolas indígenas de Roraima Destaque

Escrito por NEUZELIR MOREIRA
Estado possui em área indígena, mais de 16 mil alunos e 260 escolas indígenas Estado possui em área indígena, mais de 16 mil alunos e 260 escolas indígenas Secom/RR

O governador Antonio Denarium recebeu nesta segunda-feira, dia 12, representantes da OPIR (Organização de Professores Indígenas de Roraima) e do povo Yanomami para tratar pontos que possam contribuir para melhoria da educação escolar nas áreas indígenas do Estado.

A reunião ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos e contou ainda, com a participação da secretária de Educação, Leila Perussolo e do secretário adjunto da Gestão de Educação Básica, Semaias Silva.

Entre as reivindicações estão o concurso público específico e diferenciado de professores para as áreas indígenas. A reestruturação dos Centros Regionais, que são extensões da Secretaria de Educação e Desporto nas Terras Indígenas, além da merenda e transportes escolares para regiões de difícil acesso.

O governador Antonio Denarium destacou a importância da reunião e firmou o compromisso de realizar o estudo e planejamento de impacto financeiro e readequação do orçamento para realização do concurso público. “Para dar andamento a essa demanda, solicitamos aos professores que todas as Associações de Pais e Mestres das escolas indígenas fizessem a prestação de contas para sair da inadimplência. Além disso, fazer um estudo para reagrupar as escolas com poucos alunos, pois com isso, o governo vai poder reduzir os custos e oferecer um serviço de melhor qualidade para as escolas indígenas”, pontuou Denarium.

Edite Andrade, coordenadora Geral da OPIR, ressaltou que esta é a primeira vez que os professores indígenas são recebidos pelo governador, com a finalidade de buscar respostas para as reivindicações da área de educação, quem veem sendo colocadas para os gestores públicos há muito tempo.

“Nosso principal pedido é a realização do concurso público de professores para as áreas indígenas. Além disso, também mostramos ao governador como é feita a organização das Terras Indígenas e regiões, que atualmente são 14. Entre nossas reivindicações está ainda a investimento para a melhoria da educação escolar indígena, desde qualificação dos professores, até a infraestrutura das escolas e qualidade da merenda e transportes escolar", detalhou.

Atualmente Roraima possui mais de 16 mil alunos índios e 260 escolas indígenas, segundo os dados do Censo Escolar 2018.